O governador Mauro Mendes afirmou que o novo Sistema Habitacional de Mato Grosso (SiHabMT), idealizado pela primeira-dama Virgínia Mendes e lançado ontem (23), facilitará o acesso e a realização do sonho da casa própria para milhares de mato-grossenses.
O lançamento do sistema contou com a presença do ministro das Cidades, Jader Filho, que será parceiro da construção das casas por meio do programa Minha Casa Minha Vida. A meta é garantir casa própria para 40 mil famílias até 2026.
“Hoje lançamos um dos mais importantes e relevantes programas sociais do governo do Estado de Mato Grosso, em parceria com o governo federal. Os programas SER Família Habitação e Minha Casa Minha Vida se potencializaram para permitir que milhares de famílias possam realizar o sonho da casa própria”, afirmou.
Para tornar as casas mais acessíveis, o governo de Mato Grosso irá conceder subsídios de até R$ 20 mil para complementar o valor da entrada do financiamento, que será repassado diretamente para a Caixa Econômica Federal. Este é o maior subsídio disponibilizado entre todos os Estados para um programa habitacional.
“É sempre uma alegria ter a oportunidade de fazer uma ação que vai deixar bons resultados, e é uma honra estar aqui, na condição de governador, e com vários parceiros, construindo um momento importante para o Estado e nosso povo”, acrescentou.
Leia também: Mato Grosso registra segundo maior PIB per capita do Brasil; isso é bom ou ruim?
Durante o evento, o ministro Jader Filho, reafirmou o compromisso do governo federal em apoiar o governo do Estado nos projetos de desenvolvimento habitacional, com subsídio de até R$ 55 mil para cada unidade.
“O que nós estamos fazendo hoje aqui é um passo no caminho para o desenvolvimento. Vamos continuar trabalhando para realizar muitos sonhos em parceria com o governo de Mato Grosso”, disse.
A vice-presidente da Caixa, Henriete Sartori Barnabé, expressou sua esperança de que o SiHabMT sirva de exemplo para outros estados e municípios do país. “São iniciativas como essa que fazem com que a gente consiga enfrentar o déficit habitacional brasileiro. Esse subsídio do governo de Mato Grosso vai viabilizar que muitos tenham acesso a sua moradia”, disse.
O site, que permitirá o cadastro das famílias interessadas, já está no ar neste link. O cidadão poderá entrar no sistema e fazer sua inscrição. As unidades serão liberadas de acordo com a demanda.
CLIQUE AQUI E VEJA MAIS NOTÍCIAS DE POLÍTICA E DESENVOLVIMENTO