O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, alertou sobre os desafios do agronegócio brasileiro durante sua participação no painel “Agricultura e Meio Ambiente”, no Lide Brazil Conference, em Londres, ontem (29).
Mauro Mendes reconheceu que Mato Grosso, apesar de ser um gigante no agronegócio, ainda tem gargalos para poder alcançar todo seu potencial. “Mato Grosso lidera o agronegócio brasileiro, com o maior PIB agrícola e o maior valor bruto da produção. Nos últimos anos, investimos fortemente em infraestrutura, mas ainda enfrentamos desafios como a falta de armazéns para grãos e a ausência de um seguro agrícola robusto. Precisamos de um esforço conjunto para superar esses obstáculos”, afirmou.
O governador ressaltou a importância do agronegócio para a economia brasileira, e chamou a atenção para os desafios impostos pelas mudanças climáticas. “Se tivermos um problema mais sério no clima do nosso país, e isso afetar de maneira mais substancial o agronegócio brasileiro, pode trazer graves consequências à economia do país. Todos conhecemos a importância que ele tem no saldo da balança comercial, nas importações, nas exportações do nosso país, e isso poderia ser traumático para a estabilidade da nossa moeda e da própria economia brasileira”, apontou.
Durante sua palestra, o governador destacou a construção da primeira Ferrovia Estadual de Mato Grosso. O modal, viabilizado pelo Estado, e que está sendo construído pela empresa Rumo, é a primeira ferrovia estadual do país. A obra, que já está em andamento, terá 743 km de extensão e interligará os municípios de Rondonópolis a Cuiabá, e, em outro trecho, Rondonópolis a Nova Mutum e Lucas do Rio Verde.
Clique aqui e entre no grupo de notícias do MT Econômico e fique por dentro de informações relevantes