A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) aprovou o Projeto Executivo para a implantação da Ponte sobre o Rio Araguaia na Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (FICO). Sob relatoria do diretor Luciano Lourenço e análise técnica da Superintendência de Transporte Ferroviário (SUFER), o documento foi aprovado, na última terça-feira (30), por unanimidade pela diretoria colegiada durante a 981ª Reunião de Diretoria (Redir).
Este projeto faz parte das obrigações da Concessionária Vale S.A no âmbito do processo de prorrogação do Contrato de Concessão da Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM), que vinculou à concessionária, com fundamento na Lei nº 13.448, de 5 de junho de 2017, a construção do subtrecho Mara Rosa/GO – Água Boa/MT da FICO, como parte das suas obrigações em razão da prorrogação antecipada.
O projeto em questão faz parte do Empreendimento FICO – Ferrovia EF-354. O subtrecho Mara Rosa/GO – Água Boa/MT, constante do contrato, onde a ponte será construída, conecta Goiás ao Leste de Mato Grosso, abrangendo aproximadamente 365 quilômetros e atravessando onze municípios.
O Projeto Executivo da Ponte sobre o Rio Araguaia faz parte do Pacote 7 do Lote 2 desse subtrecho da FICO, entre o km 226+786,857 e o km 228+400,987, atravessando o Rio Araguaia na divisa entre os estados nos municípios de Aruanã/GO e Cocalinho/MT, respectivamente.
A ponte é considerada um marco expressivo no âmbito das obrigações de construção do subtrecho em comento. Trata-se de ponte ferroviária em via, com extensão aproximada de 1.600m de extensão, distribuída em um trecho principal com estrutura, em balanços sucessivos, que contempla o vão central com extensão de 140m, destinado a segmento navegável, e trechos adjacentes, compostos por mais 40 vãos.
A análise, conduzida em conformidade com a Resolução ANTT nº 5.956, de 2 de dezembro de 2021, teve como objetivo avaliar a adequação formal e o mérito dos elementos do Projeto Executivo apresentado pela Vale. Após a avaliação e considerando sua conformidade com as normas estabelecidas, a ANTT concluiu favoravelmente pela aprovação do Projeto Executivo da Ponte sobre o Rio Araguaia, passo fundamental para o avanço do projeto e cumprimento das obrigações contratuais estabelecidas para a expansão da infraestrutura ferroviária na região.
“Nossa decisão representa um importante marco no desenvolvimento da Ferrovia de Integração do Centro-Oeste e no fortalecimento da malha ferroviária nacional, contribuindo para a integração econômica e o desenvolvimento regional e nacional”, destacou o diretor e relator do processo, Luciano Lourenço.
SOBRE A FICO – A Ferrovia de Integração Centro-Oeste (FICO) é uma das grandes promessas para o transporte de cargas no Brasil, ligando as produtivas regiões do Centro-Oeste à Ferrovia Norte Sul e, consequentemente, aos portos estratégicos de Santos e São Luís, o que vai promover integração nacional e desenvolver ainda mais a economia do país.
As obras da alça de ligação da FICO com a Ferrovia Norte-Sul, que já está em operação no Tramo Central, na altura de Mara Rosa/GO, estão bem adiantadas e em breve permitirão a instalação de trilhos, o que promoverá o carregamento de materiais para o avanço das obras com maior eficiência logística. Também estão em andamento as obras de infraestrutura no pacote 3, entre os km 80 a 104, próximo a Santa Terezinha de Goiás.
No âmbito da engenharia, os pacotes de projetos avançam de acordo com o cronograma estabelecido.