Sem a atenção do governo do Estado há muitas gestões, os moradores de Vila Bela da Santíssima Trindade comemoraram a transferência da Capital de Mato Grosso para o município por um dia, hoje, data de seu aniversário, 19 de março.
O primeiro dia da programação em Vila Bela foi repleto de atividades e serviços oferecidos à população pelas secretarias da administração estadual.
Vila Bela, que completa 264 anos de fundação em 2016, volta a ser sede simbólica do Governo Estadual todos os anos, no dia de seu aniversário de fundação, em 19 de março, conforme prevê a Lei 10.377, publicada em 02 de março deste ano.
Durante a manhã, o governador Pedro Taques e sua equipe, assim como deputados estaduais, federais, prefeitos e vereadores da região, foram recebidos pelos dançarinos do Congo, dança tradicional de Vila Bela. Vários termos de cooperação e de convênios foram assinados, levando benefícios para cidades da região.
Durante a tarde, Taques manteve reunião com vários prefeitos, recebendo as demandas, e também realizou uma reunião de trabalho com as forças de segurança, traçando metas para este ano, com foco no trabalho integrado entre as áreas e com o Judiciário e Ministério Público Estadual.
Preservação da memória
No fim da tarde de sexta-feira, a Assembleia Legislativa foi instalada na Câmara de Vereadores de Vila Bela e homenageou várias personalidades da cidade. “Alguém que não conhece de onde veio, dificilmente vai saber para onde vai. Estamos aqui hoje em reconhecimento à história de Vila Bela, ao papel que do povo daqui em defender o nosso território. É uma honra estar presente neste momento e só podemos parabenizar o governador pela iniciativa de transformar Vila Bela, novamente, em capital de Mato Grosso”, afirmou o presidente do Legislativo estadual, deputado Guilherme Maluf.
O prefeito da cidade, Anderson de Andrade, agradeceu o reconhecimento do Estado à importância da cidade. “Nunca antes recebemos tantas ações e tanta atenção à nossa cidade. Temos muito orgulho de ver isso acontecer. Sempre fomos muito bem recebidos por esse governo e sei que nossas demandas terão respostas positivas. Esse é um tempo de muitas mudanças.”
Na sede simbólica da Assembleia Legislativa, o governador contou um pouco da história de Vila Bela da Santíssima Trindade e reafirmou a importância histórica de várias pessoas que passaram pela cidade. “Minha família chegou aqui em 1720, apenas um ano depois que o Vale do Guaporé foi nomeado, com a senhora Balbina Taques. Estar aqui hoje não é apenas o meu dever como governador, é também meu dever como filho desta terra e nos emociona encontrar um pouco de nossa história em cada canto da cidade”, disse.
Programação
Neste sábado, a partir das 08h, ocorre a tradicional Missa Comemorativa do aniversário da cidade e, em seguida, desfile cívico na Praça Central. Às 10h30, o governador Pedro Taques terá reunião com representantes dos movimentos em defesa da igualdade racial.
Às 14h, Taques continua as reuniões com os prefeitos e vereadores de toda a região. À noite haverá apresentação de Siriri e Cururu, Dança do Chorado e show nacional com Margareth Menezes.