Mais de 96% das empresas abertas em Mato Grosso, em 2024, são formadas por empreendimentos de micro e pequeno porte, segundo dados da Junta Comercial do Estado de Mato Grosso (Jucemat).
No total, foram 88.644 empresas abertas no ano passado, sendo que 79.752 são microempresas e 5.943 empresas de pequeno porte, o que evidencia a forte presença do empreendedorismo em Mato Grosso.
A maior concentração dessas aberturas está em Cuiabá (21.555), seguido por Várzea Grande (7.070), Rondonópolis (6.999) e Sinop (6.524).
Mato Grosso conta atualmente com 457.641 empresas ativas, sendo 385.66 classificadas como microempresas. As atividades econômicas são lideradas pelo comércio varejista (21.807), seguido por obras de alvenaria (15.930), profissionais de beleza (15.276), transporte de cargas exceto perigosas (15.163) e serviços de promoção de vendas (14.242).
Karolina Guerra, empreendedora do ramo de beleza e moda, em conjunto com sua irmã, Karina Guerra, é sócia da loja de roupas femininas Rara Rosa, empresa que foi formalizada em julho desse ano. O empreendimento já havia tido outros donos. Entretanto, a abertura formal com criação de CNPJ se deu apenas quando as irmãs assumiram a sociedade.
Para Karolina, a legitimação de sua empresa foi algo essencial para o funcionamento e credibilidade do estabelecimento.
“A criação do CNPJ foi fundamental para garantir a credibilidade do nosso negócio. Além de evitar problemas fiscais e garantir a conformidade com a fiscalização, ele nos permite acessar o mercado atacadista, algo que seria impossível sem a formalização. As marcas exigem um CNPJ para firmar parcerias, e foi isso que nos permitiu estabelecer relações com grandes nomes do setor e expandir nossa operação de forma sólida e profissional”, destacou a empresária.
Clique aqui e entre no grupo de notícias do MT Econômico e fique por dentro de informações relevantes