A Prefeitura de Rondonópolis quer realizar uma edição do Startup Weekend. Para que isso aconteça a secretária de Desenvolvimento Econômico de Rondonópolis, Stefânia Pasqualotto se reuniu com os secretários adjuntos do Gabinete de Assuntos Estratégicos (GAE) Flávio Gomes e Vinicius Saragiotto para conhecer a proposta do município de realizar o evento.
O secretário adjunto de Estruturação e Inovação, Flávio Gomes, lembrou que o Startup Weekend Cuiabá teve participação expressiva, com 143 inscritos e destaque entre os mentores e organizadores do evento como uma das melhores edições do ano. “Estávamos muito preocupados com a questão da maturidade, mas com a realização do #swcuiaba [Startup Weekend] percebemos que o pessoal de Mato Grosso fez o dever de casa e é bem maduro para a criação de startups”, pontuou.
O gestor também comentou que o GAE realizou a articulação de parcerias com diversas entidades, entre elas a Google Brasil, e na linha de interlocução do gabinete há outros atores do ecossistema envolvidos, tais como o Startup MT e o grupo de Desenvolvedores de Mato Grosso (DevMT). Segundo ele, neste ano vão ocorrer três edições do Startup Weekend, uma em Cuiabá e as outras duas no Norte e Sul de Mato Grosso.
De acordo com Stefânia, a prefeitura de Rondonópolis tem acompanhado as ações do Executivo estadual para fomentar o amadurecimento do ecossistema de empreendedorismo e inovação no Estado e ressalta que o mesmo tem ocorrido no município. Na última semana, ela conta que foi iniciado o trabalho de elaboração de uma Agenda Estratégica de Ciência, Tecnologia e Inovação (AECTI), nos moldes em que foi feito no Estado, para formular uma agenda colaborativa que visa o desenvolvimento econômico e sustentável do município. “Começamos na semana passada a primeira rodada para construir a nossa agenda estratégica. A ideia é lançá-la na Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação (Feciti) juntamente com o núcleo de startups que estamos criando”, explica.
Vinicius Saragiotto, de Captação e Monitoramento do GAE, salientou que o Governo tem buscado atrair iniciativas inovadoras para solucionar os desafios da administração pública, “ao identificar projetos estratégicos de alto impacto para a sociedade e estabelecer parcerias para fomentar a imagem de Mato Grosso no cenário de inovação tecnológica”. Ele lembrou que, além das três edições do Startup Weekend, ainda estão programadas para este ano a realização do Front In Cuiabá, Hack In Arena e Pitch Gov MT.
Também participaram da reunião a coordenadora da Feciti e o presidente do Conselho de Ciência, Tecnologia e Inovação (Conciti) do município, Ângela Souza e Vanderlam Barreto, respectivamente.