Com raízes históricas firmadas como centro administrativo e comercial, Cuiabá enfrenta o desafio de acelerar a industrialização, diversificar a economia para atrair mais investimentos e consolidar seu papel estratégico em Mato Grosso.
A modernização da infraestrutura da cidade, a melhoria dos modais de transporte – principalmente com a chegada da ferrovia e fortalecimento das hidrovias – e a implementação de políticas de qualificação profissional são algumas das principais medidas apontadas como essenciais pelos deputados estaduais Diego Guimarães (Republicanos) e Chico Garnieri (PRD), e pelo professor de economia Maurício Munhoz, para promoção do crescimento econômico da capital mato-grossense.
Ex-vereador de Cuiabá, o deputado Diego Guimarães (Republicanos) afirma que a capital precisa liderar o processo de agroindustrialização do estado e considera a chegada da ferrovia como crucial para esse processo, uma vez que, em sua avaliação, irá estimular a atração de novos investidores e facilitar a absorção da mão de obra, especialmente na Baixada Cuiabana, região com altos índices de desemprego.
“Acredito que a vocação econômica de Cuiabá precisa ser melhor trabalhada para que ocorra um crescimento sustentável, dando dignidade aos cuiabanos, garantindo que tenham seus empregos e possam prover o sustento próprio de suas famílias”, salienta.
Como forma de impulsionar o desenvolvimento econômico, Guimarães defende a capacitação da mão de obra por meio do ensino técnico profissionalizante no ensino médio, para que os jovens terminem os estudos já preparados para ingressar no mercado de trabalho ou para prosseguir na universidade.
APOIO AO DESENVOLVIMENTO – Responsável pela criação e coordenação da Frente Parlamentar de Defesa do Comércio de Bens e Serviços da Assembleia Legislativa, o parlamentar critica os entraves burocráticos e a quantidade de leis em vigor e destaca o compromisso de “impedir que o poder público atrapalhe ainda mais quem quer empreender”.
Como resultado dos trabalhos da frente parlamentar, o deputado cita a publicação das Leis Complementares 789/2024, que institui o Código Estadual de Defesa do Contribuinte, e 802/2024, que estabelece regras para que o estado possa negociar e resolver disputas sobre dívidas tributárias e outros créditos públicos inscritos em dívida ativa, com a oferta de condições mais vantajosas e prazos de pagamento alongados.
Presidente da Comissão de Indústria, Comércio e Turismo há pouco mais de um mês, o deputado estadual Chico Guarnieri (PRD) reforça a necessidade de investir em modais de transporte como ferrovias e hidrovias para reduzir os custos logísticos e aumentar a competitividade dos produtos produzidos em Cuiabá, tanto no mercado nacional quanto internacional.
Para atrair mais investimentos, ele defende a adoção de estratégias que integrem o crescimento industrial e o fortalecimento do comércio, e ressalta o enorme potencial do turismo para gerar empregos e dinamizar a economia da Capital.
“Um potencial forte que eu vejo para fortalecer o comércio é o turismo. Se explorarmos e potencializarmos o turismo, o comércio se fortalece e gera muitos empregos”, diz.
O parlamentar enfatiza ainda a importância de investir na melhoria da rede de energia para fomentar a instalação de novos empreendimentos e impulsionar o desenvolvimento industrial.
PASSADO E FUTURO – Uma economia que já teve destaque mundial agora perde espaço até mesmo dentro do estado de Mato Grosso. Esta é a avaliação do professor de economia Maurício Munhoz sobre o desempenho do setor em Cuiabá.
Segundo ele, o estabelecimento da capital como centro do estado ocorreu após o fim do ciclo do ouro. Posteriormente, o crescimento dos serviços públicos, do comércio e de demais setores redefiniu o perfil econômico da cidade.
Embora atualmente a capital ainda apresente o maior Produto Interno Bruto (PIB) do estado, Munhoz afirma que essa liderança está ameaçada. Em sua avaliação, a cidade não tem acompanhado o crescimento econômico de outros municípios, como Rondonópolis, Sinop, Sorriso, Lucas do Rio Verde e Primavera do Leste. “A perspectiva é que até o ano de 2030 Cuiabá deixe de ser a principal economia do estado, perdendo o posto provavelmente para Rondonópolis, caso esse ritmo de crescimento continue”, prevê.
Para o economista, a baixa industrialização é um dos principais entraves ao desenvolvimento econômico da cidade. “Cuiabá convive ainda com a armadilha da renda média, ou seja, tem muitos empregos, mas pagando pouco, o que tem limitado o seu crescimento. Como aqui não é uma área de produção agrícola e a cidade não tem se desenvolvido como uma economia industrial, ela tem crescido pouco, especialmente por conta dessa falta de um perfil, de uma economia mais complexa”, avalia.
Assim como os deputados, Maurício Munhoz defende que a chegada da ferrovia a Cuiabá deve ser tratada como prioridade e que a modernização dos modais de transporte é de suma importância para fomentar o crescimento industrial e a geração de emprego e renda. O fortalecimento do turismo e da tecnologia também são apontadas por ele como medidas necessárias a serem tomadas.
Quer acompanhar as principais notícias de Economia, Política e Negócios de Mato Grosso? Clique aqui e entre no grupo