O uso de gás natural segue sendo a alternativa mais viável para veículos que fazem longa quilometragem e para o desenvolvimento de indústrias, afirmou o presidente da Companhia Mato-Grossense de Gás (MT Gás), Aécio Rodrigues.
“Chega a ser quase 50% mais barato utilizar o Gás Natural Veicular (GNV) do que outros combustíveis, no caso de quem roda, por exemplo, cinco mil quilômetros por mês, como os motoristas por aplicativo”, comentou.
Nesse mês, o reajuste do combustível gerou polêmica e diversas reuniões, mas ao final, a cadeia do gás natural optou por reduzir margens para não repassar à alta as bomba, mantendo, por exemplo, inalterado o preço do metro cúbico nos postos. Como reforçou Aécio – durante entrevista na Capital – “apesar do reajuste na tarifa do gás, publicado pela Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Estado de Mato Grosso (Ager/MT) neste mês de julho, o consumidor final não terá aumento de preço”.
Ainda conforme o presidente da MT Gás, Mato Grosso tem a segunda menor tarifa do país. O preço na bomba, hoje, é R$ 3,54. “O gás é uma forte de energia limpa”, ressaltou.
Aécio Rodrigues frisou que, além de ser mais efetivo para os veículos que rodam longas quilometragens, o gás também é uma alternativa viável para as indústrias. Ele lembrou que o governo de Mato Grosso está construindo 38 quilômetros de gasoduto para o fornecimento de gás no Distrito Industrial de Cuiabá e comentou que cerca de 120 empresas serão beneficiadas diretamente com o empreendimento. A perspectiva, segundo ele, é que mais empresas sejam atraídas para a região.
“Quando você faz qualquer conta da operação no Distrito Industrial, seja no óleo de xisto, no GLP, no cavaco, que é a biomassa, o gás, é disparada, a energia mais eficiente. Pensa no trabalho que dá uma empresa que funciona a cavaco: tem que ter o transporte para a lenha chegar, tem de preparar, jogar para queimar, e precisa de máquinas e operadores, enquanto o gás é só abrir uma torneira e depois fechar. A eficiência é maior pelo que se gasta, além de que o gás é uma energia limpa e o cavaco é extremamente poluente”, afirmou.
CLIQUE AQUI E VEJA MAIS NOTÍCIAS DE POLÍTICA E DESENVOLVIMENTO