A nova safra mato-grossense de soja já tem mais de 95% da área estimada, cultivada, neste início de novembro. Dados atualizados pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) mostram avanço dos trabalhos em todas as regiões de cultivo. Noroeste, norte e oeste estão com quase 100% das áreas cobertas.
Na comparação com o mesmo momento do ano passado, há um ganho de 12,59 pontos percentuais (p.p.), já que naquele momento, 83,20% da superfície esperada estavam semeados. O ritmo atual é o maior já registrado na sojicultura estadual e soma oito semanas de setembro até o começo deste mês.
Leia também: Nova estimativa do Imea confirma produção de soja recorde em MT
Conforme o Imea, o plantio deve cobrir 10,84 milhões de hectares, área que se confirmada, será 3,50% maior que a cultivada na temporada anterior: 10,46 milhões de hectares.
Analistas da consultoria AgRural, frisam que pancadas de chuva intercaladas com períodos de tempo firme permitiram mais uma semana de avanço acelerado para o plantio da safra 2021/22 de soja do Brasil. “Cerca de 67% da área estimada para o País estava semeada até quinta-feira (04), contra 52% uma semana antes e 56% no mesmo período do ano passado. De um modo geral, as lavouras se desenvolvem bem em todo o País, beneficiadas pelas condições climáticas favoráveis”.