O boletim semanal do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA) aponta que o preço da soja no mercado disponível em Mato Grosso fechou o mês de fevereiro a R$ 61,94/saca, apresentando uma valorização de 2,47% ante o fechamento no mês de janeiro.
“De uma forma geral, o dólar pesou neste aumento, pois fechou fevereiro com alta de 2,37%. As expectativas quanto a reforma da previdência e a maior demanda interna também ajudaram na valorização do grão no Estado”, analisa o instituto.
Em contrapartida, pressões baixistas vieram da queda na cotação do grão na bolsa de Chicago, que desvalorizou 2,04% devido à falta de definição nas negociações comerciais sino-americanas, além do recuo nos valores do prêmio nos portos, que fechou o mês de fevereiro com recuo de 8,93%. Dessa forma, enquanto não há nenhum acordo entre os EUA e a China, é importante que o produtor se mantenha atento no mercado externo e nas variações da moeda americana, que continuarão influenciando as cotações.
O indicador Imea-MT fechou a última semana com recuo de 0,30% e cotação média de R$ 62,28/saca. Apesar do breve avanço no dólar, a queda no prêmio Paranaguá corrente contribuiu para esta queda.