O banco Santander é o melhor banco para investir. A informação é do Centro de Estudos em Finanças da Fundação Getúlio Vargas.
O Banco do Brasil ficou em segundo lugar e o Bradesco aparece na terceira posição.
Concorreram ao prêmio os bancos que possuem ao menos 50 agências físicas e que têm distribuição nos maiores estados do país. Seis insituições participaram dessa terceira edição da premiação: Banco do Brasil, Bradesco, Caixa, HSBC, Itaúe Santander.
Publicidade
Para definir os vencedores, a comissão julgadora do prêmio avalia quais instituições oferecem os melhores serviços de investimentos em seis categorias: ações; fundos multimercados; money market
A categoria money market refere-se aos fundos de investimento de curto prazo e fundos DI. Já na categoria varejo se enquadram os fundos que possuem clientes com menor poder aquisitivo e na categoraia varejo seletivo são analisados os fundos voltados a clientes que estão acima do segmento varejo, mas ainda não são incluídos no segmento private, como seria o caso dos clientes Santander Van Gogh e Bradesco Prime, por exemplo.
Para chegar às notas de cada categoria são levados em conta fatores como: o desempenho das aplicações, medido pelo retorno gerado pelos fundos de investimentos; eventuais reduções das taxas de administração dos fundos e dos valores mínimos exigidos nos investimentos; número de reclamações registradas pelo Banco Central; e custos dos pacotes bancários.
A Fractal Consult também realiza uma pesquisa diretamente com os clientes das instituições financeiras analisadas para avaliar o atendimento nos bancos.