Tramita na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), o Projeto de Lei 846/21, que institui a Política de Estímulo à Utilização de Gás Natural Veicular pelos Taxistas e Motoristas de Aplicativos – Política GNV Social.
De autoria do primeiro-secretário da ALMT, deputado Eduardo Botelho (DEM), objetivo é incentivar melhores condições de trabalho aos motoristas de taxi e de aplicativos, que padecem com a alta no preço dos combustíveis.
Dessa forma, para adesão à Política GNV Social, serão necessários emplacamento do veículo em Mato Grosso e a inscrição no cadastro respectivo à atividade municipal. A proposta de Botelho autoriza, ainda, a concessão equivalente a 600m³ de GNV aos motoristas cadastrados na Política GNV Social.
Botelho destaca que de acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Gás Canalizado (Abegás), o GNV varia de 43% a 58% mais econômico que a gasolina e de 44% a 66% mais eficiente que o etanol. E justifica a importância da proposta diante ao aumento desenfreado no valor dos combustíveis, que vem causado grande impacto no orçamento doméstico, principalmente para essas categorias, que dependem do produto para trabalhar.
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O deputado explica que a solução encontrada por alguns estados, a exemplo de Minas Gerais, Amazonas e Paraíba, foi a de criar políticas de incentivo à conversão de veículos para o sistema GNV.
“Assim, apresentamos a Política GNV Social para aliviar e dar condições de trabalho para esses profissionais, que contribuem, sobremaneira, à rotina dos cidadãos que dependem de seus serviços. Então, solicitamos o apoio dos nossos pares para a análise e aprovação em rápida tramitação da proposta normativa”, diz trecho do projeto de Botelho, apresentado no último dia 22 de setembro.
GNV – O Gás Natural Veicular é um combustível automotivo não líquido considerado mais eficiente que a gasolina, etanol e diesel. Mais econômico e, ainda, proporciona maior autonomia ao veículo, além de ser menos poluente. Para isso, é preciso investir na adequação do veículo, instalando o kit GNV.
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