Faltando alguns meses para o final do ano, a Criteo, empresa de commerce media, pesquisou as tendências de compras dos consumidores para a temporada de festas. De acordo com o estudo 2023 Holiday Season Preview da empresa, a Black Friday servirá como o pico inicial das vendas de fim de ano no Brasil, com os consumidores iniciando sua jornada de compras nas semanas que antecedem o evento.
A Black Friday 2022 teve um crescimento de 423% nas vendas online em comparação com a média de outubro do mesmo ano. Entre os produtos mais adquiridos estão os notebooks, com aumento de 461% nas vendas, seguidos por geladeiras (+406%), aspiradores de pó (+379%) e máquinas de lavar (+362%).
Os insights da Criteo mostram que os consumidores estão começando cedo e dedicando tempo para analisar e comparar preços para garantir que estão aproveitando o melhor negócio possível. Ao navegar por uma categoria de produto, em média, os consumidores passam 15% do total da sua jornada de compra navegando em sites e produtos concorrentes antes de encontrar o varejista com quem farão a compra final.
O estudo Shopper Survey 2022 da Criteo descobriu que os consumidores começam a pensar em presentes no primeiro semestre do ano. No segundo trimestre de 2022, 44% afirmaram já pensar em presentes para o final do ano e 26% afirmaram já ter comprado presentes para as festas de fim de ano no segundo trimestre.
“O final do ano é uma das épocas de compras mais movimentadas para os varejistas, uma vez que os consumidores estão numa mentalidade consistente de ready-to-shop (pesquisa de preços). Para converter o interesse em vendas, os profissionais de marketing devem investir em estratégias de commerce e retail media para garantir que cheguem aos consumidores ao longo de sua jornada de compras por meio de anúncios personalizados na internet aberta”, destaca Tiago Cardoso, Managing Director para América Latina na Criteo.
COMEÇAR CEDO – Varejistas e marcas que começam a oferecer promoções e descontos antes da Black Friday têm maior probabilidade de conquistar novos consumidores, de acordo com insights da Criteo. No relatório, 38% dos consumidores disseram que experimentariam uma nova loja online se vissem ofertas antecipadas, mesmo antes da Black Friday.
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No entanto, com este aumento do interesse do consumidor surge uma maior concorrência no panorama varejista. O custo por cliques (CPCs) começou a aumentar duas semanas antes da Black Friday em 2022, atingindo seu pico de aumento de 79% na Black Friday. Por causa disto, os profissionais de marketing devem garantir que estão planejando campanhas de forma eficaz para maximizar o seu investimento e alcançar os consumidores quando a concorrência e os CPCs são menos competitivos.
“Sabendo que a jornada de compras agora começa muito mais cedo, a melhor estratégia para os varejistas é lançar campanhas em outubro ou início de novembro, a fim de aproveitar os CPCs mais baixos. No entanto, as campanhas de fim de ano devem continuar ao longo do quarto trimestre para garantir que os pontos de contato com o consumidor permaneçam consistentes”, acrescenta Tiago Cardoso.
Os esforços durante a temporada de final de ano para conquistar novos clientes serão recompensados com compras adicionais no futuro. Análise da Criteo mostra que 31% dos consumidores que compraram em um varejista pela primeira vez durante o fim de semana da Black Friday de 2022 fizeram pelo menos uma compra adicional no mesmo varejista entre dezembro de 2022 e abril de 2023.
A temporada de férias continua crucial para gerar vendas incrementais e conquistar novos clientes. Os profissionais de marketing devem observar que as compras para as festas de fim de ano de 2023 já começaram e compreender que obterão melhores resultados se começarem a fazer marketing para os consumidores com anúncios personalizados e relevantes antes de seus concorrentes. Isto irá garantir que os consumidores tenham uma experiência de compra fácil no final do ano, ao mesmo tempo que posicionará os varejistas para o sucesso num ambiente cada vez mais concorrido.