Os colaboradores da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja) receberam nesta quarta-feira (17), cursos sobre CRM (Customer Relationship Management em português, Gestão do Relacionamento com o Cliente) e Excel. O diferencial é que os temas foram ensinados por talentos da casa.
No caso do CRM, o analista de projetos Renner Esser Viana foi o facilitador. Entre os temas, foram abordados cadastro de associados e relacionamento, compromissos, núcleos, comissões, documentos, portal viagens e agenda. De forma geral, a ferramenta é utilizada por todos os setores da Aprosoja, mudando o foco de acordo com a necessidade da área.
O curso de Excel, por sua vez, teve como instrutores o gerente de Planejamento, Cid Sanches, a gerente do Financeiro, Gisele Lima, o analista do Financeiro, Kleyton Natal Borges, e a contadora Thaianny Silva Melo Catúlio. Neste módulo, foi ensinado a forma de se utilizar a ferramenta do Excel, como layout da planilha, fórmulas, formatações condicionais da planilha, gráficos e base de dados.
“É válido informar que os colaboradores receberam tanto orientações teóricas quanto práticas, para que possam entender a usabilidade do sistema de relacionamento, bem como a aplicabilidade da ferramenta de dados. Além de proporcionar uma maior interação entre os colaboradores”, explica a gerente do Administrativo, Caroline Dornelles.
Outro tema, previsto para os dias 25 e 26 de fevereiro, será o curso de Direção Defensiva. Apenas neste caso, colaboradores do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) serão os facilitadores. Neste treinamento, colaboradores da Associação Mato-Grossense dos Produtores de Algodão (Ampa), Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) e Serviço Nacional de Aprendizagem de Mato Grosso (Senar-MT) participarão.
Escola do Agronegócio – Além destes cursos, a ideia é que ao longo do ano temas de relevância para os colaboradores sejam ofertados. “As oficinas fazem parte de uma política desta atual diretoria e de um projeto nosso chamado Escola do Agronegócio, que tem como principal objetivo fomentar o desenvolvimento dos profissionais envolvidos diretamente no agronegócio, através de capacitação direcionada a fim de adquirir, aperfeiçoar e otimizar suas habilidades para melhores resultados da cadeia produtiva do setor”, diz Caroline Dornelles.
A gerente também lembra que o principal desafio na área de gestão de pessoas nesta atual diretoria é a troca de conhecimentos com outras entidades do setor. “O Serviço Nacional de Aprendizagem de Mato Grosso (Senar-MT) é um dos que já está nessa parceria e ainda esperamos outras associações como Famato, Ampa, Acrimat, Aprosmat (Fase), Imea e Acrismat. A ideia é que os colaboradores de cada área dentro destas entidades possam intercambiar conhecimento”, completa Caroline.